1°
semestre - 2020
Professor Patrick Nunes
FACULDADE MARIA THEREZA - FAMATH
5° PERÍODO - GESTÃO DE NEGÓCIOS - CURSO DE
PEDAGOGIA - MANHÃ
PREZADOS ALUNOS,
DIANTE DO PERÍODO DE QUARENTENA NECESSÁRIO, O CONTEÚDO ABAIXO FOI
DISPONIBILIZADO PARA ADIANTAR O PROCESSO DE LEITURA
E PERMITIR O RETORNO ÀS AULAS MAIS TRANQUILO PARA TODOS. NOS
PRÓXIMOS DIAS PUBLICAREI NESTE ESPAÇO VIRTUAL A ESTRUTURA DO
TRABALHO EM GRUPO PARA TENTAR COMPOR A NOTA DA VA 01 ou VA 02.
Para antecipar os
ajustes necessários das atividades remotas, atualizei meu site como
ferramenta secundária.
Se caso o portal da FAMATH (ferramenta principal) apresentar
congestionamento nos acessos,
o meu site (http://www.patricknunes.com.br) poderá servir como plano
B no link FAMATH localizado na minha página.
Todo conteúdo inserido no portal do aluno via FAMATH também estará
no meu site (será um espelho).
O Google Sala de Aula também poderá ser o canal virtual explorado.
Se vocês puderem criar um grupo via 'zap' com o nome da nossa
disciplina e inserir meu número (21) 99165-7081,
ficará mais fácil para tirar dúvidas de todos os alunos nos horários
que seriam as aulas presenciais.
Estarei online no horário de cada aula nos respectivos dias da
semana para tirar dúvidas e receber as atividades remotas via 'zap'
e e-mail.
Tentarei pontuar os trabalhos semanais individuais e em grupo
realizados para compor a nota da VA 01 ou VA 02,
mas teremos que aguardar tais orientações e autorizações da Direção
Acadêmica da FAMATH.
Que sejamos fortes e determinados, porém ao mesmo tempo com muita
suavidade, para o semestre avançar com sucesso para todos em todas
as esferas .
Podem contar comigo na empreitada do conhecimento!
(MENSAGEM PUBLICADA EM 16/03/2020 às 20h).
Aula 01 -
Organizações dos primeiro, segundo, terceiro setor, habilidades e
competências do gestor educacional (de 10/02 a 28/02/2020)
Aula 02 -
Características do gestor, eficiência e eficácia (de 02/03
a 13/03/2020)
Aula 03 - Funções
básicas da empresa (setores) e do gestor de negócios (PLORDICOCO)
(de 16/03 a 27/03/2020)
Aula 04 - Gestão da
Qualidade CICLO PDCA e 5 S´s (de 30/03 a 03/04/2020)
==================================================================
RESUMO GERAL DAS AULAS - AULA 05/05/2020
Hoje, 05/05/2020, avançamos com a leitura dos slides da "aula 04,
gestão da qualidade, link: https://drive.google.com/open?id=1nTN4vD616JGJ6cqgSZSgl8CrmD8Tk41Q&authuser=0",
do slide 14 até o último. Relembramos as ferramentas dos Sigmas (5
S's) com ênfase na disciplina, limpeza, ordenação e organização e,
também, a importância do ciclo PDCA como a base da gestão da
qualidade total. Qualquer escola que buscar algum selo de qualidade
da família ISO 9000 terá que disseminar a cultura da qualidade por
meio do ciclo PDCA, que é a base e o alicerce da qualidade total.
Então, significa que o gestor escolar deverá investir em várias
ferramentas da qualidade, sem deixar de lado o ciclo PDCA (planejar,
fazer, controlar e agir corretivamente). Vale destacar a
possibilidade de 'linkar', conectar, tal ciclo e demais ferramentas
da qualidade com a ferramenta Plordicoco (planejamento, organização,
direção, controle e coordenação) na espaço escolar, seja no âmbito
público ou privado, e até mesmo nas escolas do terceiro setor
(escolas sem fins lucrativos, por exemplo, associações, fundações e
institutos).
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
TRABALHO 01 (ponto extra, bônus): para quem ainda não encaminhou,
poderá encaminhar individualmente este trabalho 01 até o dia
08/05/2020. Encaminhar via e-mail (patrick.nunes@lasalle.org.br).
ESTRUTURA: individual; PERGUNTA DESAFIO A SER RESPONDIDA: No cenário
de saúde pública emergencial global, o gestor do negócio (gestor
educacional/diretor geral) deverá investir em muitas ações nos
campos administrativo e pedagógico para atender os clientes internos
e externos diante da sustentabilidade necessária vigente. Fale a
respeito sobre as ações e desafios enfrentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
TRABALHO AVALIATIVO 01 (para VA 01). As dúvidas referentes às
perguntas foram esclarecidas, hoje, 05/05/2020:
ARQUIVO ORIGINAL: https://drive.google.com/file/d/1R2JzNGojvrKVFJYKaEjhYEnOyIIYgVIG/view?usp=sharing
Trabalho individual para entregar até o dia 19/05/2020. Encaminhar
via e-mail (patrick.nunes@lasalle.org.br).
1. [5.0] A escola é um campo fértil cujos serviços são intangíveis e
os esforços dos funcionários administrativos e professores, desde o
nível mais baixo da empresa (escola) até o nível mais alto é
necessário investir em ferramentas da gestão da qualidade para
conquistar um diferencial competitivo e surpreender as expectativas
dos nossos clientes (pais e alunos). Desta forma, a escola pública
ou privada para conquistar o selo de qualidade (ISO 9000) poderá
investir em ferramentas como, por exemplo, ciclo PDCA ou Sigmas (S's).
Discorra sobre o assunto.
2. [5.0] O gestor escolar, busca a sustentabilidade do espaço de
ensino, pode ser responsável pelos aspectos de finanças e do meio
ambiente, aproveitando-se de estratégias da análise FOFA (forças,
fraquezas, oportunidades e ameaças, isto é, ambiente interno e
ambiente externo da empresa) e do PLORDICOCO (planejamento,
organização, direção, coordenação e controle, ou seja, funções do
gestor conforme o nível hierárquico ocupado). Fale a respeito.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nos dias 12 e 19/05/2020, estarei disponível no horário de aula, via
videoconferência (8h30min às 9h30min), comentários mural e 'zap'
para tirar dúvidas referentes às duas perguntas acima e, se
possível, passar um vídeo de 15 minutos reforçando o conteúdo do
ciclo PDCA para complementar a nossa abordagem que já ocorreu em
sala de aula.
No dia 26/05/2020 ou 02/06/2020 estarei iniciando as novas temáticas
(marketing educacional e políticas educacionais) e comentários do
gabarito do trabalho avaliativo 01 com as respectivas notas.
VÍDEO AULA, Gestão de Negócios, 05/05/2020:
https://drive.google.com/file/d/1jv4FUqvyD8zCb1koi2cTo25GL0ygAtj6/view?usp=sharing
MEU SITE (encontrará todo conteúdo postado no Mural da Sala Google):
http://www.patricknunes.com.br/faculdade_maria_thereza_5p_gestao_negocios__pedagogia_1sem2020.html
Um abraço fraterno,
Patrick Nunes
(21) 99165-7081
www.patricknunes.com.br
patrick.nunes@lasalle.org.br
=====================================================
===================================================================
RESUMO GERAL DAS AULAS - AULA 28/04/2020
Hoje, 28/04/2020, avançamos com a leitura dos slides da "aula 04,
gestão da qualidade, link: https://drive.google.com/open?id=1nTN4vD616JGJ6cqgSZSgl8CrmD8Tk41Q&authuser=0",
do slide 07 até o slide 14. Na próxima aula, 05/05/2020
finalizaremos os slides deste arquivo (5s´s, 5w2h e ciclo PDCA) com
adaptação para a gestão escolar.
Hoje, 28/04/2020, foi destacado os SIGMAS (os cinco S's), tendo em
vista a importância de disseminar a cultura da qualidade total para
conquistar o selo de qualidade família ISO 9000 nas escolas públicas
e privadas. Diante dos S's destacou-se exemplos práticos nos âmbitos
domiciliar e escolar sobre as palavras "organização, limpeza e
ordenação" como fontes estratégicas da auditoria interna e externa
nas escolas. A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas),
órgão certificador do selo de qualidade ISO e orientador das etapas
inciais capazes de orientar a escola nos convites dos participantes
da comissão de gestão da qualidade e a presença do pedagogo com
olhar de gestor de negócios. Desta forma, foi possível confirmar que
o selo de qualidade (ISO 9000) na área de serviços (escola) pode ser
um diferencial competitivo. Também despertou interesse da turma em
descobrir se existe alguma escola pública certificado pela ISO 9000
e oportunidades de trabalho do pedagogo na certificação de qualidade
da mesma.
No dia 21/04/2020, aula da semana anterior, não houve aula não
presencial, foi feriado.
Na próxima aula, 05/05/2020, continuaremos na próxima aula a
temática gestão da qualidade total com ênfase no ciclo PDCA, além do
vídeo (Gestão de Processos) e finalização do conteúdo em power point
apresentado acima. Destaca-se, ainda, a importância das ferramentas
de gestão integradas com as políticas públicas, gestão democrática
da educação, planejamento e práticas educativas.
VÍDEO AULA, Gestão de Negócios, 28/04/2020:
https://drive.google.com/file/d/10pMrrohEnz6zAhdWD8gYNd1FT_hjBX-8/view?usp=sharing
MEU SITE (encontrará todo conteúdo postado no Mural da Sala Google):
http://www.patricknunes.com.br/faculdade_maria_thereza_5p_gestao_negocios__pedagogia_1sem2020.html
Um abraço fraterno,
Patrick Nunes
(21) 99165-7081
www.patricknunes.com.br
patrick.nunes@lasalle.org.br
=====================================================
===================================================================
RESUMO GERAL DAS AULAS - AULA 14/04/2020
Hoje, 14/04/2020, avançamos com a leitura dos slides da "aula 04,
gestão da qualidade, link: https://drive.google.com/open?id=1nTN4vD616JGJ6cqgSZSgl8CrmD8Tk41Q&authuser=0",
do slide 01 até o slide 06. Na próxima aula, 28/04/2020 (dia
21/04/2020 é feriado e não haverá aula não presencial) finalizaremos
os slides deste arquivo (5s´s, 5w2h e ciclo PDCA) com adaptação para
a gestão escolar.
Foi possível destacar os padrões normativos ISO 9000 (Gestão da
Qualidade) e 14000 (Gestão Ambiental), tendo em vista que o gestor
de negócios, isto é, o diretor na escola, poderá disseminar a
cultura da qualidade em vários níveis administrativos e pedagógicos
como estratégia de buscar um diferencial competitivo diante das
escolas concorrentes. Destacou-se a ferramenta "Kaizen", que
significa aprimoramento contínuo ou aperfeiçoamento contínuo, diante
da necessidade da empresa/escola evitar os erros e tentar alcançar o
"defeito zero" com a otimização dos recursos disponíveis no espaço
escolar.
Hoje, 14/04/2020 houve videoconferência.
No dia 21/04/2020 não haverá aula não presencial (feriado).
Continuamos diante desta temática. E continuaremos na próxima aula a
temática gestão da qualidade total e a importância das ferramentas
de gestão integradas com as políticas públicas, gestão democrática
da educação, planejamento e práticas educativas.
Na próxima aula, 28/04/2020, continuaremos esta temática, Gestão da
Qualidade, no âmbito escolar, e demais citadas acima.
VÍDEO AULA, Gestão de Negócios, 14/04/2020:
https://drive.google.com/file/d/1---nkAv1nZBlU1vXJisT8PQAfT_cMkLN/view?usp=sharing
MEU SITE (encontrará todo conteúdo postado no Mural da Sala Google):
http://www.patricknunes.com.br/faculdade_maria_thereza_5p_gestao_negocios__pedagogia_1sem2020.html
Um abraço fraterno,
Patrick Nunes
(21) 99165-7081
www.patricknunes.com.br
patrick.nunes@lasalle.org.br
======================================================================================================================
RESUMO GERAL DAS AULAS - AULA 07/04/2020
Hoje, 07/04/2020, ficaremos apenas com a leitura dos slides da "aula
04, gestão da qualidade, link: https://drive.google.com/open?id=1nTN4vD616JGJ6cqgSZSgl8CrmD8Tk41Q&authuser=0",
para o gestor conhecer a importância da qualidade total nas escolas
e algumas ferramentas aplicadas na área de serviços. A escola é um
campo fértil cujos serviços são intangíveis e os esforços dos
funcionários administrativos e professores, desde o nível mais baixo
da empresa (escola) até o nível mais alto é necessário investir em
ferramentas da gestão da qualidade para conquistar um diferencial
competitivo e surpreender as expectativas dos nossos clientes (pais
e alunos).
Vale destacar, na leitura proposta para hoje, as ferramentas de
gestão da qualidade total com assuntos abordados em aulas anteriores
como, por exemplo, a sustentabilidade na escola, análise FOFA
(forças, fraquezas no ambiente interno, oportunidades e ameaças no
ambiente externo), diante do cenário atual (COVID-19) que as escolas
e universidades investem em estratégias inovadoras gerenciadas pelo
gestor do negócio.
Ficarei disponível para tirar dúvidas desta breve leitura individual
do arquivo power point "aula 04, gestão da qualidade, link: https://drive.google.com/open?id=1nTN4vD616JGJ6cqgSZSgl8CrmD8Tk41Q&authuser=0"
realizada hoje. As dúvidas poderão ser tiradas hoje (07/04/2020) e
na próxima aula (14/04/2020) através das postagens no mural.
Hoje não haverá videoconferência. Nas próxima aulas, continuaremos
diante desta temática e iniciaremos a importância das ferramentas de
gestão integradas com as políticas públicas, gestão democrática da
educação, planejamento e práticas educativas.
Qualquer dúvida, poderá postar no mural da Sala Google, estarei
conectado, no horário de aula, hoje, 07/04/2020, das 8h às 9h40min.
Na próxima aula, 14/04/2020, continuaremos esta temática, Gestão da
Qualidade, no âmbito escolar, e demais citadas acima.
VÍDEO AULA, Gestão de Negócios, 07/04/2020:
Não houve vídeo, tendo em vista que o encontro não presencial
ocorreu via comentários postados no mural da Sala Google.
MEU SITE (encontrará todo conteúdo postado no Mural da Sala Google):
http://www.patricknunes.com.br/faculdade_maria_thereza_5p_gestao_negocios__pedagogia_1sem2020.html
Um abraço fraterno,
Patrick Nunes
(21) 99165-7081
www.patricknunes.com.br
==================================================================================================================================================
RESUMO GERAL DAS AULAS - AULA 31/03/2020
Hoje, 31/03/2020, comentamos via vídeo conferência os slides das
aulas 01, 02 e 03, e "conectamos" o conteúdo de cada aula e slides
com o cenário atual que as escolas e universidades estão em fase de
experimentação e ajuste emergencial. O processo de adaptação nas
áreas pedagógica e administrativa, diante do olhar do gestor
escolar, serve de reflexão para que os níveis de alto escalão
consigam atender as reais necessidades dos alunos, pais,
professores, funcionários e todos os envolvidos na Gestão do Negócio
chamada escola/universidade. Desta forma, ratifica-se, a urgência em
acompanhar as determinações das políticas públicas educacionais do
cenário externo também para a gestão de negócios permanecer eficaz.
TRABALHO 01: Encaminhar via e-mail (patrick.nunes@lasalle.org.br)
com o nome(s) do(s) aluno(s) até 14/04/2020 (prazo negociável);
ESTRUTURA: grupo até 04 pessoas ou individual; PERGUNTA DESAFIO A
SER RESPONDIDA: No cenário de saúde pública emergencial global, o
gestor do negócio (gestor educacional/diretor geral) deverá investir
em muitas ações nos campos administrativo e pedagógico para atender
os clientes internos e externos diante da sustentabilidade
necessária vigente. Fale a respeito sobre as ações e desafios
enfrentados.
Para a próxima aula, 07/04/2020, por favor, solicito apenas a
leitura do arquivo power point (aula 04, gestão da qualidade).
VÍDEO AULA, Gestão de Negócios, 31/03/2020:
https://drive.google.com/file/d/1tt-qSrbR9ZlNnxYPuxl-oC3iVCWfWCpD/view?usp=sharing
MEU SITE (encontrará todo conteúdo postado no Mural da Sala Google):
http://www.patricknunes.com.br/faculdade_maria_thereza_5p_gestao_negocios__pedagogia_1sem2020.html
==================================================================================================================================================
RESUMO GERAL DAS AULAS - AULA 24/03/2020
Hoje, 24/03/2020, comentamos via comentários do mural da Sala
Google, assuntos que foram abordados em sala de aula, para resgatar
o conteúdo trabalho até o momento e complementar com os arquivos em
power point abaixo:
Aula 01 pedagogia gestão de negócios, link:
https://drive.google.com/open?id=136STUfTTsMW-QreyzLlGOhpTpd1BvjkW&authuser=0
Aula 02 pedagogia gestão de negócios, link:
https://drive.google.com/open?id=1byASVM4ecvXZaHCE7woUzVU_0MvmJBQP&authuser=0
Aula 03 pedagogia gestão de negócios, link:
https://drive.google.com/open?id=1FN33V1kvRjDw0IK81118y7tImntavruO&authuser=0
Desta forma, foi possível confirmar os tipos de empresas existentes
(primeiro, segundo, terceiro setores e outros). E o quarto setor?
Mídia e veículos de comunicação em massa. Quinto setor? Tráfico de
drogas. Sendo assim, foi possível verificar que existem diferentes
estruturas de escolas e universidades. Existem escolas do primeiro
setor, por exemplo, escolas públicas. Escolas do segundo setor, isto
é, escolas privadas. Escolas do terceiro setor, escolas sem fins
lucrativos, denominadas associações, institutos e fundações.
Dependendo do setor, poderá ter como ênfase o lucro social ou o
lucro financeiro, ou ambos.
Vale destacar a importância de manter na gestão do negócio a
eficiência e eficácia, além do gestor definir bem a estrutura da
escola, os níveis hierárquicos (estratégicos, táticos e
operacionais), além das habilidades técnicas, humanas e conceituais
necessárias conforme cada nível hierárquico ocupado.
Destacou-se também as funções do gestor de negócios seja ele na
empresa ou na escola, PLORDICOCO (planejar, organizar, dirigir,
controlar e coordenar). E, também, as funções da empresa (setores ou
unidades organizacionais da empresa), setor de marketing, recursos
humanos, contábil, financeiro e outros. Dependerá do tamanho da
escola ou empresa para que ocorra a existência de cada setor/unidade
organizacional. Comentamos brevemente sobre a importância da análise
análise FOFA (análise SWOT, forças, fraquezas, oportunidades e
ameaças) e sustentabilidade (política, economia, responsabilidade
socioambiental) como ferramentas capazes de buscar um diferencial
competitivo nas escolas e universidades no cenário de gestão de
negócios.
Para a próxima aula, 31/04/2020, reforçar a leitura dos arquivos
aulas 01, 02 e 03 que foram comentados na aula de hoje (24/03/2020).
MEU SITE (encontrará todo conteúdo postado no Mural da Sala Google):
http://www.patricknunes.com.br/faculdade_maria_thereza_5p_gestao_negocios__pedagogia_1sem2020.html
Grato pelo apoio de todos!
Um abraço fraterno,
Patrick Nunes
patrick.nunes@lasalle.org.br
(21) 99165-7081
(21) 3023-0652
www.patricknunes.com.br
© 2002-2020 - Patrick Nunes - Rio de Janeiro - Brasil