1
° semestre - 2020
Professor Patrick Nunes


FACULDADE MARIA THEREZA - FAMATH
5° PERÍODO - GESTÃO DE NEGÓCIOS - CURSO DE PEDAGOGIA - MANHÃ

PREZADOS ALUNOS,
DIANTE DO PERÍODO DE QUARENTENA NECESSÁRIO, O CONTEÚDO ABAIXO FOI DISPONIBILIZADO PARA ADIANTAR O PROCESSO DE LEITURA
E PERMITIR O RETORNO ÀS AULAS MAIS TRANQUILO PARA TODOS. NOS PRÓXIMOS DIAS PUBLICAREI NESTE ESPAÇO VIRTUAL A ESTRUTURA DO
TRABALHO EM GRUPO PARA TENTAR COMPOR A NOTA DA VA 01 ou VA 02. 

Para antecipar os ajustes necessários das atividades remotas, atualizei meu site como ferramenta secundária.
Se caso o portal da FAMATH (ferramenta principal) apresentar congestionamento nos acessos,
o meu site (http://www.patricknunes.com.br) poderá servir como plano B no link FAMATH localizado na minha página.
Todo conteúdo inserido no portal do aluno via FAMATH também estará no meu site (será um espelho).
O Google Sala de Aula também poderá ser o canal virtual explorado.
Se vocês puderem criar um grupo via 'zap' com o nome da nossa disciplina e inserir meu número (21) 99165-7081,
ficará mais fácil para tirar dúvidas de todos os alunos nos horários que seriam as aulas presenciais.
Estarei online no horário de cada aula nos respectivos dias da semana para tirar dúvidas e receber as atividades remotas via 'zap' e e-mail.
Tentarei pontuar os trabalhos semanais individuais e em grupo realizados para compor a nota da VA 01 ou VA 02,
mas teremos que aguardar tais orientações e autorizações da Direção Acadêmica da FAMATH.
Que sejamos fortes e determinados, porém ao mesmo tempo com muita suavidade, para o semestre avançar com sucesso para todos em todas as esferas .
Podem contar comigo na empreitada do conhecimento!

(MENSAGEM PUBLICADA EM 16/03/2020 às 20h).

 

Aula 01 - Organizações dos primeiro, segundo, terceiro setor, habilidades e competências do gestor educacional (de 10/02 a 28/02/2020)

Aula 02 - Características do gestor, eficiência e eficácia  (de 02/03 a 13/03/2020)

Aula 03 - Funções básicas da empresa (setores) e do gestor de negócios (PLORDICOCO) (de 16/03 a 27/03/2020)

Aula 04 - Gestão da Qualidade CICLO PDCA e 5 S´s (de 30/03 a 03/04/2020)

==================================================================
RESUMO GERAL DAS AULAS - AULA 05/05/2020

Hoje, 05/05/2020, avançamos com a leitura dos slides da "aula 04, gestão da qualidade, link: https://drive.google.com/open?id=1nTN4vD616JGJ6cqgSZSgl8CrmD8Tk41Q&authuser=0", do slide 14 até o último. Relembramos as ferramentas dos Sigmas (5 S's) com ênfase na disciplina, limpeza, ordenação e organização e, também, a importância do ciclo PDCA como a base da gestão da qualidade total. Qualquer escola que buscar algum selo de qualidade da família ISO 9000 terá que disseminar a cultura da qualidade por meio do ciclo PDCA, que é a base e o alicerce da qualidade total. Então, significa que o gestor escolar deverá investir em várias ferramentas da qualidade, sem deixar de lado o ciclo PDCA (planejar, fazer, controlar e agir corretivamente). Vale destacar a possibilidade de 'linkar', conectar, tal ciclo e demais ferramentas da qualidade com a ferramenta Plordicoco (planejamento, organização, direção, controle e coordenação) na espaço escolar, seja no âmbito público ou privado, e até mesmo nas escolas do terceiro setor (escolas sem fins lucrativos, por exemplo, associações, fundações e institutos).

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
TRABALHO 01 (ponto extra, bônus): para quem ainda não encaminhou, poderá encaminhar individualmente este trabalho 01 até o dia 08/05/2020. Encaminhar via e-mail (patrick.nunes@lasalle.org.br). ESTRUTURA: individual; PERGUNTA DESAFIO A SER RESPONDIDA: No cenário de saúde pública emergencial global, o gestor do negócio (gestor educacional/diretor geral) deverá investir em muitas ações nos campos administrativo e pedagógico para atender os clientes internos e externos diante da sustentabilidade necessária vigente. Fale a respeito sobre as ações e desafios enfrentados.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
TRABALHO AVALIATIVO 01 (para VA 01). As dúvidas referentes às perguntas foram esclarecidas, hoje, 05/05/2020:
ARQUIVO ORIGINAL: https://drive.google.com/file/d/1R2JzNGojvrKVFJYKaEjhYEnOyIIYgVIG/view?usp=sharing

Trabalho individual para entregar até o dia 19/05/2020. Encaminhar via e-mail (patrick.nunes@lasalle.org.br).

1. [5.0] A escola é um campo fértil cujos serviços são intangíveis e os esforços dos funcionários administrativos e professores, desde o nível mais baixo da empresa (escola) até o nível mais alto é necessário investir em ferramentas da gestão da qualidade para conquistar um diferencial competitivo e surpreender as expectativas dos nossos clientes (pais e alunos). Desta forma, a escola pública ou privada para conquistar o selo de qualidade (ISO 9000) poderá investir em ferramentas como, por exemplo, ciclo PDCA ou Sigmas (S's). Discorra sobre o assunto.

2. [5.0] O gestor escolar, busca a sustentabilidade do espaço de ensino, pode ser responsável pelos aspectos de finanças e do meio ambiente, aproveitando-se de estratégias da análise FOFA (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, isto é, ambiente interno e ambiente externo da empresa) e do PLORDICOCO (planejamento, organização, direção, coordenação e controle, ou seja, funções do gestor conforme o nível hierárquico ocupado). Fale a respeito.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nos dias 12 e 19/05/2020, estarei disponível no horário de aula, via videoconferência (8h30min às 9h30min), comentários mural e 'zap' para tirar dúvidas referentes às duas perguntas acima e, se possível, passar um vídeo de 15 minutos reforçando o conteúdo do ciclo PDCA para complementar a nossa abordagem que já ocorreu em sala de aula.

No dia 26/05/2020 ou 02/06/2020 estarei iniciando as novas temáticas (marketing educacional e políticas educacionais) e comentários do gabarito do trabalho avaliativo 01 com as respectivas notas.


VÍDEO AULA, Gestão de Negócios, 05/05/2020:
https://drive.google.com/file/d/1jv4FUqvyD8zCb1koi2cTo25GL0ygAtj6/view?usp=sharing


MEU SITE (encontrará todo conteúdo postado no Mural da Sala Google):
http://www.patricknunes.com.br/faculdade_maria_thereza_5p_gestao_negocios__pedagogia_1sem2020.html

Um abraço fraterno,

Patrick Nunes
(21) 99165-7081
www.patricknunes.com.br
patrick.nunes@lasalle.org.br

=====================================================

===================================================================
RESUMO GERAL DAS AULAS - AULA 28/04/2020

Hoje, 28/04/2020, avançamos com a leitura dos slides da "aula 04, gestão da qualidade, link: https://drive.google.com/open?id=1nTN4vD616JGJ6cqgSZSgl8CrmD8Tk41Q&authuser=0", do slide 07 até o slide 14. Na próxima aula, 05/05/2020 finalizaremos os slides deste arquivo (5s´s, 5w2h e ciclo PDCA) com adaptação para a gestão escolar.

Hoje, 28/04/2020, foi destacado os SIGMAS (os cinco S's), tendo em vista a importância de disseminar a cultura da qualidade total para conquistar o selo de qualidade família ISO 9000 nas escolas públicas e privadas. Diante dos S's destacou-se exemplos práticos nos âmbitos domiciliar e escolar sobre as palavras "organização, limpeza e ordenação" como fontes estratégicas da auditoria interna e externa nas escolas. A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), órgão certificador do selo de qualidade ISO e orientador das etapas inciais capazes de orientar a escola nos convites dos participantes da comissão de gestão da qualidade e a presença do pedagogo com olhar de gestor de negócios. Desta forma, foi possível confirmar que o selo de qualidade (ISO 9000) na área de serviços (escola) pode ser um diferencial competitivo. Também despertou interesse da turma em descobrir se existe alguma escola pública certificado pela ISO 9000 e oportunidades de trabalho do pedagogo na certificação de qualidade da mesma.

No dia 21/04/2020, aula da semana anterior, não houve aula não presencial, foi feriado.

Na próxima aula, 05/05/2020, continuaremos na próxima aula a temática gestão da qualidade total com ênfase no ciclo PDCA, além do vídeo (Gestão de Processos) e finalização do conteúdo em power point apresentado acima. Destaca-se, ainda, a importância das ferramentas de gestão integradas com as políticas públicas, gestão democrática da educação, planejamento e práticas educativas.


VÍDEO AULA, Gestão de Negócios, 28/04/2020:
https://drive.google.com/file/d/10pMrrohEnz6zAhdWD8gYNd1FT_hjBX-8/view?usp=sharing


MEU SITE (encontrará todo conteúdo postado no Mural da Sala Google):
http://www.patricknunes.com.br/faculdade_maria_thereza_5p_gestao_negocios__pedagogia_1sem2020.html

Um abraço fraterno,

Patrick Nunes
(21) 99165-7081
www.patricknunes.com.br
patrick.nunes@lasalle.org.br

=====================================================

===================================================================
RESUMO GERAL DAS AULAS - AULA 14/04/2020

Hoje, 14/04/2020, avançamos com a leitura dos slides da "aula 04, gestão da qualidade, link: https://drive.google.com/open?id=1nTN4vD616JGJ6cqgSZSgl8CrmD8Tk41Q&authuser=0", do slide 01 até o slide 06. Na próxima aula, 28/04/2020 (dia 21/04/2020 é feriado e não haverá aula não presencial) finalizaremos os slides deste arquivo (5s´s, 5w2h e ciclo PDCA) com adaptação para a gestão escolar.

Foi possível destacar os padrões normativos ISO 9000 (Gestão da Qualidade) e 14000 (Gestão Ambiental), tendo em vista que o gestor de negócios, isto é, o diretor na escola, poderá disseminar a cultura da qualidade em vários níveis administrativos e pedagógicos como estratégia de buscar um diferencial competitivo diante das escolas concorrentes. Destacou-se a ferramenta "Kaizen", que significa aprimoramento contínuo ou aperfeiçoamento contínuo, diante da necessidade da empresa/escola evitar os erros e tentar alcançar o "defeito zero" com a otimização dos recursos disponíveis no espaço escolar.

Hoje, 14/04/2020 houve videoconferência.

No dia 21/04/2020 não haverá aula não presencial (feriado).

Continuamos diante desta temática. E continuaremos na próxima aula a temática gestão da qualidade total e a importância das ferramentas de gestão integradas com as políticas públicas, gestão democrática da educação, planejamento e práticas educativas.

Na próxima aula, 28/04/2020, continuaremos esta temática, Gestão da Qualidade, no âmbito escolar, e demais citadas acima.

VÍDEO AULA, Gestão de Negócios, 14/04/2020:
https://drive.google.com/file/d/1---nkAv1nZBlU1vXJisT8PQAfT_cMkLN/view?usp=sharing

MEU SITE (encontrará todo conteúdo postado no Mural da Sala Google):
http://www.patricknunes.com.br/faculdade_maria_thereza_5p_gestao_negocios__pedagogia_1sem2020.html

Um abraço fraterno,

Patrick Nunes
(21) 99165-7081
www.patricknunes.com.br
patrick.nunes@lasalle.org.br

======================================================================================================================
RESUMO GERAL DAS AULAS - AULA 07/04/2020

Hoje, 07/04/2020, ficaremos apenas com a leitura dos slides da "aula 04, gestão da qualidade, link: https://drive.google.com/open?id=1nTN4vD616JGJ6cqgSZSgl8CrmD8Tk41Q&authuser=0", para o gestor conhecer a importância da qualidade total nas escolas e algumas ferramentas aplicadas na área de serviços. A escola é um campo fértil cujos serviços são intangíveis e os esforços dos funcionários administrativos e professores, desde o nível mais baixo da empresa (escola) até o nível mais alto é necessário investir em ferramentas da gestão da qualidade para conquistar um diferencial competitivo e surpreender as expectativas dos nossos clientes (pais e alunos).

Vale destacar, na leitura proposta para hoje, as ferramentas de gestão da qualidade total com assuntos abordados em aulas anteriores como, por exemplo, a sustentabilidade na escola, análise FOFA (forças, fraquezas no ambiente interno, oportunidades e ameaças no ambiente externo), diante do cenário atual (COVID-19) que as escolas e universidades investem em estratégias inovadoras gerenciadas pelo gestor do negócio.

Ficarei disponível para tirar dúvidas desta breve leitura individual do arquivo power point "aula 04, gestão da qualidade, link: https://drive.google.com/open?id=1nTN4vD616JGJ6cqgSZSgl8CrmD8Tk41Q&authuser=0" realizada hoje. As dúvidas poderão ser tiradas hoje (07/04/2020) e na próxima aula (14/04/2020) através das postagens no mural.

Hoje não haverá videoconferência. Nas próxima aulas, continuaremos diante desta temática e iniciaremos a importância das ferramentas de gestão integradas com as políticas públicas, gestão democrática da educação, planejamento e práticas educativas.

Qualquer dúvida, poderá postar no mural da Sala Google, estarei conectado, no horário de aula, hoje, 07/04/2020, das 8h às 9h40min.

Na próxima aula, 14/04/2020, continuaremos esta temática, Gestão da Qualidade, no âmbito escolar, e demais citadas acima.

VÍDEO AULA, Gestão de Negócios, 07/04/2020:
Não houve vídeo, tendo em vista que o encontro não presencial ocorreu via comentários postados no mural da Sala Google.

MEU SITE (encontrará todo conteúdo postado no Mural da Sala Google):
http://www.patricknunes.com.br/faculdade_maria_thereza_5p_gestao_negocios__pedagogia_1sem2020.html

Um abraço fraterno,

Patrick Nunes
(21) 99165-7081
www.patricknunes.com.br

==================================================================================================================================================
RESUMO GERAL DAS AULAS - AULA 31/03/2020

Hoje, 31/03/2020, comentamos via vídeo conferência os slides das aulas 01, 02 e 03, e "conectamos" o conteúdo de cada aula e slides com o cenário atual que as escolas e universidades estão em fase de experimentação e ajuste emergencial. O processo de adaptação nas áreas pedagógica e administrativa, diante do olhar do gestor escolar, serve de reflexão para que os níveis de alto escalão consigam atender as reais necessidades dos alunos, pais, professores, funcionários e todos os envolvidos na Gestão do Negócio chamada escola/universidade. Desta forma, ratifica-se, a urgência em acompanhar as determinações das políticas públicas educacionais do cenário externo também para a gestão de negócios permanecer eficaz.

TRABALHO 01: Encaminhar via e-mail (patrick.nunes@lasalle.org.br) com o nome(s) do(s) aluno(s) até 14/04/2020 (prazo negociável); ESTRUTURA: grupo até 04 pessoas ou individual; PERGUNTA DESAFIO A SER RESPONDIDA: No cenário de saúde pública emergencial global, o gestor do negócio (gestor educacional/diretor geral) deverá investir em muitas ações nos campos administrativo e pedagógico para atender os clientes internos e externos diante da sustentabilidade necessária vigente. Fale a respeito sobre as ações e desafios enfrentados.

Para a próxima aula, 07/04/2020, por favor, solicito apenas a leitura do arquivo power point (aula 04, gestão da qualidade).

VÍDEO AULA, Gestão de Negócios, 31/03/2020:
https://drive.google.com/file/d/1tt-qSrbR9ZlNnxYPuxl-oC3iVCWfWCpD/view?usp=sharing

MEU SITE (encontrará todo conteúdo postado no Mural da Sala Google):
http://www.patricknunes.com.br/faculdade_maria_thereza_5p_gestao_negocios__pedagogia_1sem2020.html

==================================================================================================================================================
RESUMO GERAL DAS AULAS - AULA 24/03/2020

Hoje, 24/03/2020, comentamos via comentários do mural da Sala Google, assuntos que foram abordados em sala de aula, para resgatar o conteúdo trabalho até o momento e complementar com os arquivos em power point abaixo:

Aula 01 pedagogia gestão de negócios, link:
https://drive.google.com/open?id=136STUfTTsMW-QreyzLlGOhpTpd1BvjkW&authuser=0

Aula 02 pedagogia gestão de negócios, link:
https://drive.google.com/open?id=1byASVM4ecvXZaHCE7woUzVU_0MvmJBQP&authuser=0

Aula 03 pedagogia gestão de negócios, link:
https://drive.google.com/open?id=1FN33V1kvRjDw0IK81118y7tImntavruO&authuser=0

Desta forma, foi possível confirmar os tipos de empresas existentes (primeiro, segundo, terceiro setores e outros). E o quarto setor? Mídia e veículos de comunicação em massa. Quinto setor? Tráfico de drogas. Sendo assim, foi possível verificar que existem diferentes estruturas de escolas e universidades. Existem escolas do primeiro setor, por exemplo, escolas públicas. Escolas do segundo setor, isto é, escolas privadas. Escolas do terceiro setor, escolas sem fins lucrativos, denominadas associações, institutos e fundações.
Dependendo do setor, poderá ter como ênfase o lucro social ou o lucro financeiro, ou ambos.

Vale destacar a importância de manter na gestão do negócio a eficiência e eficácia, além do gestor definir bem a estrutura da escola, os níveis hierárquicos (estratégicos, táticos e operacionais), além das habilidades técnicas, humanas e conceituais necessárias conforme cada nível hierárquico ocupado.

Destacou-se também as funções do gestor de negócios seja ele na empresa ou na escola, PLORDICOCO (planejar, organizar, dirigir, controlar e coordenar). E, também, as funções da empresa (setores ou unidades organizacionais da empresa), setor de marketing, recursos humanos, contábil, financeiro e outros. Dependerá do tamanho da escola ou empresa para que ocorra a existência de cada setor/unidade organizacional. Comentamos brevemente sobre a importância da análise análise FOFA (análise SWOT, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) e sustentabilidade (política, economia, responsabilidade socioambiental) como ferramentas capazes de buscar um diferencial competitivo nas escolas e universidades no cenário de gestão de negócios.

Para a próxima aula, 31/04/2020, reforçar a leitura dos arquivos aulas 01, 02 e 03 que foram comentados na aula de hoje (24/03/2020).

MEU SITE (encontrará todo conteúdo postado no Mural da Sala Google):
http://www.patricknunes.com.br/faculdade_maria_thereza_5p_gestao_negocios__pedagogia_1sem2020.html


Grato pelo apoio de todos!

Um abraço fraterno,

Patrick Nunes
patrick.nunes@lasalle.org.br
(21) 99165-7081
(21) 3023-0652
www.patricknunes.com.br

 

© 2002-2020 - Patrick Nunes - Rio de Janeiro - Brasil